terça-feira, 4 de outubro de 2011

GERAÇÃO Y:SAIBA COMO VENDER IMÓVEIS PARA ESSES JOVENS

 Precisamos entender o comportamento dessa geração, pois afinal de contas nós vendemos para ela e trabalhamos com ela.
- Quem são eles?
É preciso lembrar que classe social é um fator muito importante, pois propicia acesso a tecnologia, que é fator que define essa geração.
A geração Y conta com um grande número de solteiros, tem menos filhos, tem uma relação diferente com o dinheiro[tem no máximo 30 anos] e olha outros atributos em um Imóvel. Eles foram os primeiros a interagir de maneira significativa com a tecnologia desde cedo, também os primeiros a terem a grande maioria das mães trabalhando fora e por isso passaram muito tempo em frente aos jogos eletrônicos e receberam pequenas indulgências como compensação. Tudo podia ser resolvido na loja de brinquedos.

- Como e para quem trabalham?
Aprender a lidar com essa geração nas empresas exige esforço.
No trabalho, a geração Y tem um jeito diferente de pensar a liderança, as metas, o chefe e as ordens em geral.
Eles querem subir rápido, precisam de metas claras, esperam recompensas imediatas, tem paixão por desafios e possuem uma relação descartável com as coisas. Exatamente como quem passa de fase, ou troca de jogo no vídeo game.
Para essa geração, não existe trabalho sem sistema e sem computador e eles simplesmente não topam qualquer coisa. Sua estrutura social permite isso, já que grande parte das pessoas vive com os pais aos 30 anos e usam o dinheiro conquistado para os extras. Nesses moldes é possível falar para o chefe que não aceita as suas regras.
Essas pessoas não são muito boas em receber ordens se não concordarem com elas, pois foram a primeira geração no Brasil a ter produtos e serviços para escolher desde cedo e portanto direito de optar pelo melhor.
Os modelos de liderança mais autocráticos, mais baseados na força foram morrendo. O livro de negócios mais vendido no Brasil nos últimos 5 anos foi O Monge Executivo, que dá uma lição de liderança baseada na crença. Para ser um líder é necessário que esses funcionários acreditem em você e em suas idéias a ponto de quererem te seguir, se não eles fatalmente irão embora. Graças a isso muitas empresas estão revendo o modelo de gestão, o jeito de cobrar, de liderar. É possível ver um departamento inteiro vazio, pois o importante é cumprir metas e depois disso é hora da recompensa.
A geração Y pode gerar ótimos funcionários desde que admirarem seus chefes e a empresa que trabalham.

- O que muda nos produtos imobiliários, no crédito imobiliário, na relação de trabalho do setor?
Essa geração está virando consumidora de Imóveis, no ápice do consumo no Brasil. Que imóvel essas pessoas querem? É necessário estudar bem o que vender para esse consumidor, pois eles são extremamente exigentes.
A geração anterior, denominada X não tinha acesso á internacionalização, a inflação não permitia medir o valor das coisas, era capaz de pagar o valor de uma geladeira por um liquidificador. As pessoas saíam da faculdade casavam cedo e iam logo comprar um imóvel e ficar devendo para o banco. A atual sai da faculdade pensando na pós graduação que vai fazer. Isso agregou conhecimento para as pessoas que hoje tem referência de preço de metro quadrado, de aluguel de sala comercial … Antigamente isso era conversa exclusiva de profissionais do mercado.
As famílias têm cada vez menos filhos, e o número de solteiros e divorciados faz com que a gente pense que talvez o 3 dormitórios não seja o mais desejado daqui pra frente, certo? Eles querem espaço para receber os amigos, academia, entretenimento em geral.
A idéia americana de pagar um imóvel pelo uso, ao invés do sonho da casa própria é uma tendência. Assim como aconteceu com as linhas telefônicas e os carros.

- Como falar com eles
Não adianta ter o produto se ninguém sabe que ele existe, portanto aprenda a se comunicar com essas pessoas.
A geração Y tem muito contato com tecnologia, consequentemente falar com eles não é a mesma coisa. Eles não abrem mala direta, estão inclusive parando de mandar e-mail. A comunicação é feita apenas por mensagens nas Redes Sociais.
Há 10 anos quando se queria lançar um empreendimento, esse era divulgado através de Outdoors, malas-diretas, panfletos e anúncios nos jornais. Boa parte disso está proibido, a outra parte não funciona mais.

Nenhum comentário: